Programa de Pós-Graduação em Desenho, Cultura e Interatividade – PPGDCI

O Mestrado em Desenho, Cultura e Interatividade, acadêmico, está lotado na Área Interdisciplinar – Câmara II – Sociais e Humanidades da CAPES. Foi criado em 2005 e credenciado pela CAPES, iniciando suas atividades em 2006. Remonta a uma política iniciada em 1993 quando a Pós-Graduação em Desenho começou a ser pensada na UEFS. A idéia do Programa teve início com a criação da Especialização em Metodologia do Ensino do Desenho e, posteriormente, a criação do curso de Especialização em Desenho, Registro e Memória Visual.

Hoje, estes cursos representam duas ênfases da nossa Especialização. Estas ações foram alimentadas pela equipe de docentes da Área de Artes, juntamente com o corpo discente da graduação e da especialização com a criação de Projetos de pesquisa financiados pela UEFS e por agencias de fomento como a FAPESB e a CAPES e de Grupos de Pesquisa vinculados ao CNPQ, que atualmente fundamentam as linhas de pesquisa do Mestrado.

Com a proposta que ora se inicia, busca-se redimensionar conceitualmente, epistemologicamente, metodologicamente e contextualmente o entendimento do Desenho e assim influenciar no avanço dos Programas de Pós-Graduação que tem o Desenho como fundamento ou linha de pesquisa no Brasil e fora dele. Com esta iniciativa inovadora e inédita no nosso país, o curso inaugura um arranjo mais ajustado à realidade vivenciada pelos pesquisadores pertencentes ao Programa, situação que se reflete na definição das áreas de concentração e das linhas de pesquisa, como também contribui para a manutenção de um trabalho que se legitima pela oferta de qualificação em Desenho, sem perder de vista a sua interação com outras áreas do conhecimento humano e as mais variadas formas de linguagens.

O Programa de Pós-graduação em Desenho, Cultura e Interatividade tem infra-estrutura compatível com as exigências necessárias a qualquer Programa que envolva campos do saber prático e teórico. Possui laboratório computacional à disposição do corpo discente e docente, para consulta, pesquisa e aulas; salas especiais para o trabalho do desenho enquanto método de pesquisa; laboratório de imagem, o Labimagem, apoiado pela FINEP.

Outros Links