UEFS

DADOS RELATIVOS AO CORPO DOCENTE (Síntese)

NOME DEPTO. Titulação Instituição

Forma de envolvimento

Alessandra Alexandre Freixo EDU MESTRE UEFS D ;O
Antonio Carlos Martins Argolo CIS MESTRE UEFS O
Áurea Chateaubriand Campos TEC MESTRE UEFS O
Carlos Rodrigues Brandão LCF DOUTOR USP C
Carlos César Uchôa de Lima EXA DOUTOR UEFS D ;O
Cláudia Coelho dos Santos DCB MESTRE UESB C
Cláudia Sepúlveda EDU MESTRE UEFS O
Eda Terezinha de O. Tassara PSICO DOUTOR USP D
Fábio Bandeira BIO DOUTOR UEFS D ;O
Francisco de Assis dos Santos EDU MESTRE UEFS O
Ildes Ferreira CHF MESTRE UEFS O
Jerônimo Rodrigues de Souza CIS MESTRE UEFS D ;O
José Geraldo W. Marques BIO DOUTOR UEFS D ;O
Júlio César de Sá da Rocha CIS DOUTOR UEFS D ;O
Luciano Mendes Souza Vaz TEC MESTRE UEFS O
Ludmila Oliveira Holanda Cavalcante EDU MESTRE UEFS D ;O
Luiz Antonio Ferraro Júnior TEC MESTRE UEFS D ;O
Marco Antonio Leandro Barzano EDU MESTRE UEFS D ;O
Marcos Sorrentino LCF DOUTOR USP C
Marco Antonio Tomasoni UFBA MESTRE UFBA D ;O
Marjorie Cseko Nolasco EXA DOUTOR UEFS O
Sandra Maria Furiam Dias TEC DOUTOR UEFS D ;O
Valdemiro Lopes Marinho PROEX MESTRE UEFS D ;O
Washington de Jesus Sant’Anna da Franca Rocha EXA DOUTOR UEFS D ;O
Zanna Maria Rodrigues de Matos TEC MESTRE UEFS O

CÓDIGO USADO PARA CARACTERIZAR O ENVOLVIMENTO:

D= docência; C = consultoria permanente; O = orientação

Nº total de docentes que ministrarão o curso: 14
Nº total de docentes envolvidos com orientação: 22

- Número de especialistas: 00
- Número de mestres: 16
- Número de doutores: 10
- Professores da UEFS: 20 (7 DR; 13 MS)
- Convidados: 6

MINI-CURRÍCULO DOS DOCENTES
 

ALESSANDRA ALEXANDRE FREIXO : Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Mestre em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2000). Professora do Departamento de Educação da UEFS, atuando em disciplinas da área de Prática de Ensino de Ciências e Biologia. Áreas de Pesquisa: Manejo do Solo e Sustentabilidade. Pensamento científico e formação de professores de ciências. Percepções de ciência, meio ambiente e práticas educativas em meio rural. Publicações Selecionadas:
Problemas Socioambientais no Ensino de Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 10., 2000, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UERJ, 1999. p. 429-430.
Estoque de C e N e distribuição de frações orgânicas de Latossolo do cerrado sob diferentes sistemas de cultivo. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 26, n. 2, p.425-434, 2002.
Soil organic carbon and fractions of a Rhodic Ferralsol under the influence of tillage and crop rotation systems in Southern Brazil. Soil Tillage and Research, v. 64, p.221-230, 2002.
Concepções dos licenciandos sobre "ciência": subsídios para análise da nova proposta curricular do curso de Ciências Biológicas da UEFS. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 11., 2002, Goiânia. Anais... Goiânia: UFG/UEG/UCG, 2002. 1 CD-ROM.

ÁUREA CHATEAUBRIAND CAMPOS: Engenheira Civil (1982) Professora do Departamento de Tecnologia - UEFS (1988); Disciplina - Topografia. Professora do Curso de Gerenciamento da Contrução Civil. Mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul no Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil com tema "RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: Educação Ambiental e Análise de Comportamento de Estudantes de Escolas de Feira de Santana - Ba" - Junho 2001. Área de atuação- Resíduos Sólidos.

CARLOS CÉSAR UCHÔA DE LIMA: Doutorado (1998-2002) em Geologia Sedimentar e Costeira pela UFBA enfatizando a sedimentologia e o neotectonismo do Grupo Barreiras no litoral sul do Estado da Bahia; Professor de Geologia Básica para alunos de graduação em Engenharia Civil, e de Introdução ao Pensamento Contemporâneo e Fisiologia da Terra para o Curso de Especialização em Educação Ambiental para a Sustentabilidade; Coordenou o Projeto Lençóis entre 1993 e 1997 onde ministrou cursos para os guias turísticos do Município de Lençóis e professores de várias cidades da Chapada Diamantina, enfatizando a formação da paisagem e a necessidade de sua preservação para as gerações futuras. Autor do livro: Lençóis,Uma Ponte Entre a Geologia e o Homem. Autor de artigos e resumos na área de ensino de Geologia e Educação Ambiental. Observação: Outras informações: Mestre em Geologia Sedimentar e Especialista em Ensino de Geociências.

JOSÉ GERALDO W. MARQUES - Médico Veterinário (1968), pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e Biólogo (idem), pela Universidade Católica de Pernambuco. Mestre em Zoologia (1979), pela USP e Doutor em Ecologia (1991), pela UNICAMP. Tem curso de pós-graduação em Fundamentos Científicos da Fitoterapia, no Instituto de Ciencias Médicas de Villa Clara (Cuba), onde também foi professor convidado e recebeu um reconhecimento especial. Professor Titular de Etnobiologia da Universidade Estadual de Feira de Santana.Professor (aposentado em 1997) de Biologia, Zoologia e Ecologia da Universidade Federal de Alagoas. Professor credenciado como orientador ( nos níveis de Mestrado e Doutorado em Ecologia ) da Universidade Federal de São Carlos. Realizou palestras e ministrou cursos em diversas instituições, dentre elas: UFES, UFSE,UEFS, Fundação Joaquim Nabuco, FUFMT,UNICAMP, UFRGS, ITA-CTA, UFSC, Universidade McKenzie, Museu Goeldi. Foi o diretor-fundador do Órgão de Meio Ambiente do Estado de Alagoas, Diretor do Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas (onde também chefiou o Setor de Ecologia) e chefe-fundador do Laboratório de Etnoecologia da UFAL. Representou o Brasil em Conferências Internacionais sobre Ecologia e Meio Ambiente em Israel (1982) e no Irã (1983). Recebeu da Academia Mexicana de Medicina Tradicional e Folclórica o Prêmio Internacional Martin de La Cruz, que lhe foi entregue na Memorial University, no Canadá. Recebeu do CNPq o Prêmio Nacional Érico Vannucci. Participou de Seminários internacionais na Universidade de Harvard ( Desenvolvimento Econômico) e no Det Danske Selskab,Dinamarca (Educação Ambiental). Foi Secretário Regional da SBPC por duas vezes, tendo apresentado vários trabalhos científicos, feito conferências e participado de simpósios em várias das suas reuniões anuais e regionais. É membro do Comitê Editorial da revista científica "Etnoecológica" (publicada no México), do Conselho da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia, da Sociedade de Etnobiologia (Estados Unidos) e da Sociedade de Botânica Econômica (idem). É autor do livro "Pescando Pescadores", publicado pela USP.

 

LUCIANO MENDES SOUZA VAZ - Mestrado em Ciências Florestais.Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, Brasil.Graduação em Ciências Biológicas. Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Bahia, Brasil.Professor visitante do Departamento de Tecnologia. Membro da Equipe de Estudo e Educação Ambiental (EEA/UEFS). Linhas de pesquisa: Gerenciamento de resíduos sólidos, Resíduos Orgânicos; Compostagem, Tratamentos alternativos para resíduos orgânicos.
 

LUDMILA OLIVEIRA HOLANDA CAVALCANTE: Graduada em Serviço Social (Universidade Católica do Salvador) e Pedagogia (Faculdade de Educação da Bahia).Mestrado em Sociologia da Educação pela University of London, Inglaterra, onde morou por 7 anos. Trabalhou como assistente social no St. Marys Family Center por 4 anos. Atuou como tradutora (freelance) no Serviço Social Inglês (Croydon-London) para imigrantes da língua portuguesa . É professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana desde 1998. Atuou/atua em projetos de extensão com desenvolvimento comunitário (DLIS), formação de conselhos municipais, capacitando conselheiros, líderes locais, fóruns municipais. Participa do grupo de estudos Educação Rural e do "Núcleo de estudos: trabalho, tecnologia e educação", ambos direcionando seu trabalho para projetos ligados à área de educação e desenvolvimento rural. É orientadora no curso de Especialização em Educação Ambiental para Sustentabilidade.

LUIZ ANTONIO FERRARO JÚNIOR: Engenheiro Agrônomo pela USP/ESALQ, Mestre em Agronomia pela USP, Graduado pelo Programa LEAD (Leadership for Environment and Development); Coordenou projetos sócio-ambientais no Instituto ECOAR para a Cidadania, Associação ECOAR Florestal e na Estação Experimental de Ciências Florestais de Itatinga da ESALQ/USP, coordenou a instalação de Fóruns DLIS em 5 municípios baianos; Coordena o Programa Piloto de Educação Ambiental da APA do Lago da Pedra do Cavalo que visa organizar e capacitar o Conselho Gestor, coordena o Curso de Pós-graduação em "Educação Ambiental para a Sustentabilidade" da UEFS, tem atuado em processos de avaliação e capacitação para a gestão participativa em municípios, movimentos sociais e comunidades rurais.

MARCO ANTÔNIO LEANDRO BARZANO: Licenciado em Biologia pela UFRRJ (1990), Mestre em Educação pela UFF (2000). Foi professor de Ciências e Biologia nas Redes Municipal e Estadual do Rio de Janeiro (1993-2001) e de Prática de Ensino de Ciências e Biologia na UFRRJ (1998-2000). Professor de Didática na UEFS desde 2001, desenvolvendo pesquisa na Área de Formação de Professores e Educação Ambiental. É professor/orientador do curso de Especialização em Educação Ambiental para a Sustentabilidade da UEFS. É Diretor da Regional 05 (NE) da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia. É fundador do Grupo de Estudo em Educação Ambiental (GEEA) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED).

 

MARCO ANTONIO TOMASONI - Graduado em Geografia pela UFSC (1998), Mestre em Geociências (Geoquímica e Meio Ambiente) pela UFBA (1997).Professor Assistente pela Universidade Federal da Bahia/UFBA. Secretário do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Rio do Sul/SC (1989-1992). Agrimensor - Prefeitura Municipal de Rio do Sul/SC (1982- 1983). Consultor - CAR / SEPLANTEC-BA HIGESA (1999-2002).Seleção Pública Docente - UNEB/FFPSAJ. Concurso Público docente - UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz). Membro da Banca Examinadora para a Disciplina de Biogeografia (07 a 09/02/96). Membro de Banca examinadora de Monografias do Curso de Especialização no Semi-árido Baiano.Professor dos cursos de Pós-graduação lato sensu - Geografia do semi-árido (UEFS) Educação para a Sustentabilidade (UEFS). Coordenador do curso de Pós-graduação lato sensu em Desenvolvimento Regional Sustentável (UNEB). Lecionou as Disciplinas Análise Ambiental em Geografia (Graduação - UNEB - 1994/2002), Geomorfologia Climática (Graduação - UEFS - 1998 e 2001), Climatologia (Graduação - UNEB - 1996/1999), Recursos Naturais (Graduação - UEFS - 1999/2002), Geografia Física do Brasil (Graduação - UEFS - 1998), Fundamentos de Geomorfologia (Graduação - UEFS - 1998/2002), Avaliação de Impacto Ambiental (Graduação - UFBA - Desde 2002), Biogeografia (Graduação - UFBA - Desde 2002), Análise Ambiental (Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável - UNEB - 2001.1), Análise Ambiental II (Pós-Graduação em Geografia do Semi-Árido Brasileiro - UEFS - 2002. 1), Fisiologia da Terra (Pós-Graduação em Educação Ambiental para a Sustentabilidade - UEFS - Desde 2001), Cartografia ( Especialização em Gestão Ambiental - FTC - 2002.2).


 SANDRA MARIA FURIAM DIAS: Engenheira Civil (PUC/RS), Doutora em Saúde Pública pela FSP/USP, Mestre em Engenharia Civil na área de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (IPH/UFRGS). Professora Adjunta do Departamento de Tecnologia da Universidade Estadual de Feira de Santana e Coordenadora da Equipe de Educação Ambiental da UEFS. Atua na área do Saneamento Ambiental com ênfase em Resíduos Sólidos Urbanos e Educação Ambiental.

WASHINGTON DE JESUS SANT'ANNA DA FRANCA ROCHA - Graduado em Geologia pela Universidade Federal da Bahia (1978 - 1981). Mestre em Geologia pela Universidade Federal da Bahia (Origem das mineralizações sulfetadas de Pb e Zn na borda norte da Chapada Diamantina. Ano de obtenção: 1995).  Doutor em Geologia pela Universidade Federal da Bahia (Modelagem Metalogenética na Bacia de Irecê (Ba) através de Sistema de Informações Geográficas -SIG. Ano de obtenção: 2001). Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana. Orientou e publicou diversos trabalhos na área da Geologia.Atividades Desenvolvidas : Ensino de graduação: Departamento de Ciências Exatas; Disciplinas ministradas GEOLOGIA GERAL (CURSOS GEOGRAFIA E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS); SENSORIAMENTO REMOTO( CURSO GEOGRAFIA); SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS APLICADO A BIOLOGIA (CURSO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS). Ensino de pós-graduação; Disciplinas ministradas: TECNOLOGIAS ALTERNATIVAS (ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA SUSTENTABILIDADE); GEOPROCESSAMENTO E MEIO AMBIENTE (MESTRADO EM SAÚDE COLETIVA); MODELAGEM EM SIG (PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BOTÂNICA). Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Ciências Exatas; Linhas de pesquisa: EDUCAÇÃO EM GEOCIÊNCIAS E MEIO AMBIENTE; GEOLOGIA E RECURSOS NATURAIS, GEOPROCESSAMENTO APLICADO AO MEIO FÍSICO.

ZANNA MARIA RODRIGUES DE MATOS: Engenheira Civil, Mestrado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos. Professora Visitante na UEFS no Departamento de Tecnologia ministrando as disciplinas de Saneamento e Saneamento Ambiental. Membro da Equipe de Educação Ambiental. Linhas de atuação: Saneamento, Avaliação da degradabilidade de Lodo de esgoto, Diagnóstico de saneamento básico em comunidades,Gerenciamento de Resíduos Sólidos.