Revista Acadêmica da Graduação em Letras

 

ISSN 2236-3335 (edição virtual)

ISSN 2179-4278 (edição impressa)

 

 


 

DOWNLOADS

 

MODELO DE ARTIGO

(SEGUNDO NORMAS)

 

MODELO DE RESENHA

(SEGUNDO NORMAS)

NORMAS

(12ª EDIÇÃO)

 

NORMAS DE APRESENTAÇÃO PARA TABELAS (IBGE)

 

CARTILHA SOBRE PLÁGIO ACADÊMICO - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)

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NORMAS PARA ENVIO DE ARTIGOS E RESENHAS (12ª EDIÇÃO)

 

Resenhas e artigos, elaborados por graduando(s) em Letras do Brasil – autor(es) e coautor(es) –, deverão ser encaminhados para avaliação por e-mail, entre 20/12/2017 e 25/02/2018, para o endereço revistagraduando@gmail.com. Somente serão aceitos trabalhos nas áreas de Linguística, Literatura, Artes e Educação, em formato eletrônico e inéditos, ou seja, não publicados no gênero de texto solicitado em quaisquer outras publicações. As línguas nas quais eles poderão ser escritos serão todas as existentes na grade curricular do Curso de Graduação em Letras da UEFS (Português, Inglês, Francês e Espanhol).

 

ORIENTAÇÕES GERAIS

 

Os trabalhos enviados à revista Graduando: entre o ser e o saber, digitados em formato .doc ou .docx, deverão conter a seguinte formatação:

1 Fonte Times New Roman;

2 Tamanho 12 (título, subtítulo (se houver), tópico e corpo do texto); Palavras estrangeiras e títulos de obras devem ser escritos em itálico (itálico); partes de obra (artigos, capítulos, poemas e similares) devem ser escritos entre aspas, sem itálico;

3 Espaçamento entre linhas de 1,5; margens esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2 cm;

4 Citações com até 3 linhas devem aparecer referenciadas no corpo do texto e conter aspas;

5 Citações com mais de 3 linhas deverão ser escritas sem aspas e ter recuo de 4 cm da margem esquerda, além de não apresentar recuo na margem direita e ter espaçamento simples;

5.1 O tamanho da fonte da citação deve ser menor que o corpo do texto (tamanho 10 ou 11) e o espaçamento entre as linhas deve ser simples;

6 O número de páginas com anexos não deve passar de 2 (dois);

7 Deverá ser enviado, além do(s) trabalho(s), a guia de matrícula do(s) autor(es) referente ao ano de 2017 ou 2018.

 

ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS

 

RESENHA CRÍTICA

 

Serão aceitas resenhas críticas com mínimo de 4 e máximo de 7 páginas, incluindo referências e excluindo anexos. A estrutura deve conter, obrigatoriamente, a seguinte sequência:

 

1 Título e/ou subtítulo;

2 Nome completo do(s) autor(es), antecedidos pela palavra “Por”, e breve currículo;

3 Apresentação e avaliação inicial do objeto da resenha;

4 Descrição e avaliação de partes do objeto da resenha;

5 Recomendação/consideração final sobre o objeto da resenha;

6 Referências.

 

Após o nome do autor na forma direta, no parágrafo seguinte, o breve currículo deve conter, em linhas separadas: nome da instituição, curso (ou departamento, no caso do orientador) e e-mail. Os dados autorais são obrigatórios para autor(es) (obrigatório) e orientador (opcional). O número de pessoas responsáveis pela feitura da resenha (autor, coautor e/ou orientador) não deve passar de 3 (três). Informações adicionais devem ser escritas em nota de rodapé.

 

ARTIGO

 

Serão aceitos artigos com mínimo de 7 e máximo de 10 páginas, incluindo referências e excluindo anexos. A estrutura deve conter, obrigatoriamente, a seguinte sequência:

 

1 Título e/ou subtítulo;

2 Nome completo do(s) autor(es) e breve currículo;

3 Resumo (língua do trabalho);

4 Palavras-chave (língua do trabalho);

5 Introdução;

6 Corpo do artigo;

7 Conclusão/considerações finais;

8 Resumo (língua estrangeira);

9 Palavras-chave (língua estrangeira);

10 Referências;

11 Anexos (se houver).

 

Após o nome do(s) autor(es), no parágrafo seguinte, o breve currículo deve conter, em linhas separadas: nome da instituição, curso (ou departamento, no caso do orientador) e e-mail. Os dados autorais são obrigatórios para autor(es), coautor(es) (opcional) e orientador(es) (opcional). O número de pessoas responsáveis pela feitura do artigo (autor(es), coautor(es) e orientador(es)) não deve passar de 4 (quatro). Informações adicionais devem ser escritas em nota de rodapé. O resumo na língua do texto deve apresentar, de forma concisa, os objetivos, a metodologia e os resultados alcançados, não devendo ultrapassar 150 palavras nem conter citações. Além disso, deverá apresentar o resumo principal, escrito na língua do artigo, e o resumo secundário em um idioma da própria escolha (Português, Espanhol, Francês e inglês). No caso de o artigo ser escrito em língua estrangeira, o articulista fica orientado a escrever o resumo secundário em Língua Portuguesa.

Palavras-chave como elemento obrigatório, figurando logo abaixo de cada resumo (na língua do artigo e estrangeira), cujo número de palavras não deve exceder a 5 e não ser inferior a 3.

 

ORIENTAÇÕES FINAIS

1 Os pareceristas e revisores poderão fazer alterações nos trabalhos, no sentido de melhorar sua textualidade, sem alteração de sentido e autoria, aproximando-os das características textuais referentes a uma publicação acadêmica;

2 Não é vetado o envio de trabalhos cujos autores e/ou coautores sejam membros efetivos do conselho editorial (anteriormente denominado comissão editorial) deste periódico;

3 O envio do trabalho implica a aceitação de todas as normas descritas neste documento e a concessão dos direitos de publicação sobre o texto, exceto sua autoria, à revista Graduando: entre o ser e o saber;

4 Autores de trabalho têm direito a receber (por correio ou presencialmente) 3 (três) exemplares impressos, demais participantes têm direito a 1 (um) exemplar;

5 Os casos omissos serão resolvidos pelo conselho editorial.

 

 


 

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