O Departamento

O Departamento de Educação foi projetado para servir aos cursos de licenciatura, oferecendo matérias e disciplinas necessárias para a formação do professor. Oferece dois cursos de licenciatura: Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Pedagogia das séries iniciais do Ensino Fundamental e oferta todas as disciplinas de formação pedagógica dos demais cursos de licenciatura da UEFS.

Quando da sua implantação, o Departamento contava com cerca de 20 professores, hoje, o seu quadro docente mostra um contingente de 90 professores que atende cerca de 2000 alunos das graduações por ele oferecidas e cerca de 1000 alunos das demais Licenciaturas. Assim, na estrutura da Universidade o Departamento é concebido como o espaço onde se dá a formação de professores, congregando docentes com formação na diversas áreas do conhecimento como Pedagogia, Sociologia, História, Letras, Matemática, Psicologia... o que permite importantes e diferentes trocas de conhecimento e de experiências acadêmicas no campo do ensino, da pesquisa e da extensão.

Internamente, o Departamento, quanto à organicidade do trabalho docente, está dividido em três Áreas de Conhecimento na quais os professores estão distribuídos: Área de Prática de Ensino, Área de Política Educacional e Área de Fundamentos da Educação. Os professores reúnem-se periodicamente para discutir questões referentes às suas respectivas áreas.

Além das Áreas, o Departamento de Educação possui Núcleos de Pesquisa criados a partir de interesses comuns de professores das diferentes áreas de conhecimento. A pesquisa é o eixo que norteia todas as suas atividades, contudo, alguns Núcleos desenvolvem, também, significativos projetos de extensão a exemplo de projetos de formação continuada, envolvendo professores de zona rural. Os Núcleos ganham espaço dentro do Departamento, na perspectiva de consolidar suas linhas de pesquisas com vistas à criação da pós graduação Stricto Sensu.

O Departamento conta com alguns cursos de Pós-Graduação Lato Sensu de caráter profissionalizante, funcionando há mais de 10 anos. Com o doutorado de um número considerável de docentes, o Departamento encontra-se desafiado a implantar a Pós-Graduação Stricto Sensu. Para tanto, está oferecendo um curso de Especialização em Linguagem, Cultura e Educação, caracterizado como acadêmico, possuindo duas linhas de pesquisa: Aprendizagem e Linguagens em Contextos Educacionais e Práticas Educativas e Pluralidade Sócio-Cultural. Essas linhas de pesquisa estão configuradas nos Núcleos de Pesquisa e poderá possibilitar a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão e o crescimento qualitativo do trabalho em todos os aspectos no Departamento de Educação.